Opinião

3 de abril de 2017


A Comissão de Saúde da Assembleia da República fez no passado dia 20 de Março uma visita de trabalho ao Algarve para avaliar o estado da saúde na Região.

Desde há muito que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) sofre de uma doença crónica, progressiva, já sem recurso a cuidados paliativos.

1 de maio de 2017


5%. Esta foi a taxa que sempre associei a uma economia de pleno emprego. Basicamente significa que, em média, 5% da população activa não consegue, pelas mais variadas razões, colocar-se no mercado de trabalho.

Vivemos muitos anos neste paradigma que continua a ser a base de raciocínio para todo o tipo de cálculos e conjecturas económicas.

1 de junho de 2017


Tenho consciência de que não há certezas absolutas nem fórmulas infalíveis e que todas as teorias, discursos ou opiniões só valem o que valem.

Apesar de “maioria” não ser sinónimo de decisão acertada (muitas vezes até está redondamente enganada), creio que quando, genuinamente, procuramos soluções e respostas com diálogo, reflexão, fundamentação e tolerância, podemos encontrar consensos, pois existe uma tendência para “duas cabeças pensarem melhor do que uma”, principalmente quando as pessoas estão receptivas e têm respeito e consideração umas pelas outras.

10 de julho de 2017


Marcados pela mais recente tragédia do dia 18/06/2017 que assolou o interior do país em Pedrogão Grande, todos assistimos e vimos deflagrar o enorme incêndio que destruiu dezenas de famílias. O sentimento de impotência é assustador quando percebemos que não existem meios adequados para prevenir estas calamidades e que apenas contamos com a última linha de defesa entre o fogo e as pessoas – os bombeiros, que com escassos recursos fazem milagres e tentam com a maior bravura e sentido de missão defender pessoas, animais e natureza.


14 de Agosto de 2007: sentada num banco de jardim em plena cidade de Lisboa, olhei para todos os lados e não vi ninguém. Com risco de alguém surgir de repente, podia finalmente fazer algo absolutamente vergonhoso: amamentar em público.