Opinião

3 de abril de 2017


A Comissão de Saúde da Assembleia da República fez no passado dia 20 de Março uma visita de trabalho ao Algarve para avaliar o estado da saúde na Região.

Desde há muito que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) sofre de uma doença crónica, progressiva, já sem recurso a cuidados paliativos.

1 de maio de 2017


5%. Esta foi a taxa que sempre associei a uma economia de pleno emprego. Basicamente significa que, em média, 5% da população activa não consegue, pelas mais variadas razões, colocar-se no mercado de trabalho.

Vivemos muitos anos neste paradigma que continua a ser a base de raciocínio para todo o tipo de cálculos e conjecturas económicas.

1 de junho de 2017


Tenho consciência de que não há certezas absolutas nem fórmulas infalíveis e que todas as teorias, discursos ou opiniões só valem o que valem.

Apesar de “maioria” não ser sinónimo de decisão acertada (muitas vezes até está redondamente enganada), creio que quando, genuinamente, procuramos soluções e respostas com diálogo, reflexão, fundamentação e tolerância, podemos encontrar consensos, pois existe uma tendência para “duas cabeças pensarem melhor do que uma”, principalmente quando as pessoas estão receptivas e têm respeito e consideração umas pelas outras.

10 de julho de 2017


Marcados pela mais recente tragédia do dia 18/06/2017 que assolou o interior do país em Pedrogão Grande, todos assistimos e vimos deflagrar o enorme incêndio que destruiu dezenas de famílias. O sentimento de impotência é assustador quando percebemos que não existem meios adequados para prevenir estas calamidades e que apenas contamos com a última linha de defesa entre o fogo e as pessoas – os bombeiros, que com escassos recursos fazem milagres e tentam com a maior bravura e sentido de missão defender pessoas, animais e natureza.

30 de julho de 2017


14 de Agosto de 2007: sentada num banco de jardim em plena cidade de Lisboa, olhei para todos os lados e não vi ninguém. Com risco de alguém surgir de repente, podia finalmente fazer algo absolutamente vergonhoso: amamentar em público.

1 de setembro de 2017

Começo por pedir que me acompanhes nas seguintes questões. Se pudesses alterar a realidade atual, o que farias?

28 de setembro de 2017

Dois anos depois de uma campanha eleitoral que conduziu o PAN a um resultado memorável na democracia portuguesa, queremos dar mais um passo histórico. Em 2015, mais de 75 mil portugueses depositaram a sua confiança no PAN e desde então são cada vez mais as pessoas que reconhecem que somos um partido que luta pela protecção dos ecossistemas e do Planeta, que defende quem menos pode, quem menos tem, quem não tem voz.

7 de novembro de 2017

“Que a alimentação seja a tua medicina e que a tua medicina seja a tua alimentação” – O velho ditado do pai da medicina nunca esteve tão correto nos tempos que correm.

1 de dezembro de 2017

O modelo de urbanização importado no último século dos Estados Unidos – no qual um grande centro é rodeado por outras pequenas cidades, com um custo de habitação mais reduzido onde as pessoas podem residir – tem grandes impactos na mobilidade de pessoas e veículos.

10 de janeiro de 2018

O paradigma vigente foi promovendo ao longo de décadas uma sociedade individualista intrinsecamente reprimida pelo medo em se exprimir livremente, em experienciar as sensações naturais do mundo, em viver de forma consciente. No fundo, uma sociedade que tem rejeitado o seu próprio bem-estar e o do outro, mais entretida a parecer e a ter do que a ser e criar.