Estas e outras situações são inadmissíveis Estas e outras situações são inadmissíveis

PAN interpõe providência cautelar para fechar o Canil Municipal de Seia

Lisboa, 22 de Julho de 2015 – No âmbito da denúncia recebida pela GNR da Guarda sobre alegados maus-tratos de animais no canil municipal de Seia, o PAN interpôs uma providência cautelar contra o município para fechar o canil e resgatar os animais com a ajuda de uma associação local.

“O PAN já tinha reunido com o executivo da Câmara de Seia em Fevereiro, onde teve oportunidade de sugerir políticas de protecção animal para o concelho, mas nada nesse sentido foi tido em conta. Estas e outras situações, nos canis nacionais, são inadmissíveis com seres que, quando lá chegam, já vão fragilizados e a precisar de um futuro digno”, realça André Silva, Porta- Voz do PAN. A providência cautelar, agora interposta, tem em conta a protecção de todos os animais, sendo que os 10 que ainda se encontram no recinto serão recolhidos pela associação de protecção animal, o Cantinho da Lili. O PAN contínua disponível para centralizar e canalizar todos os esforços e recursos que permitam encontrar as melhores soluções para estes seres.

Tendo em conta este, e inúmeros outros casos, o PAN apresentou a 28 de Maio na Assembleia da República uma ILC com 43.000 assinaturas para o fim dos canis de abate em Portugal que, mesmo ainda não tendo sido discutida na AR, já fez com que houvesse uma recomendação parlamentar para se legislar nesse sentido o quanto antes.

Esta Iniciativa Legislativa de Cidadãos visa criar uma moldura legal que contemple os princípios de respeito pela vida dos animais não humanos, apresentando três grandes objectivos. O primeiro prende-se com a proibição do abate de animais pelas câmaras municipais, que todos os anos condenam à morte dezenas de milhares de animais que dão entrada nos Centros de Recolha Oficial (CRO) ou em estruturas semelhantes, e a sua substituição pela esterilização como medida primordial de controlo da sobrepopulação de cães e gatos.