Reduzir o IVA na saúde e alimentação animal
Já participaram
Petição Pública
Cuidar não é um luxo! Pela redução do IVA na Saúde e Alimentação Animal!
Exmo. Senhor Presidente da Assembleia da República,
Exmo.Senhor Primeiro Ministro,
Exmo. Senhor Presidente da Assembleia da República,
Exmo. Senhor Primeiro-Ministro,
Considerando que:
Mais de metade dos lares portugueses detém hoje animais de companhia. Porém, todos os dias são também abandonados 117 animais.
O tutor de um animal deve assegurar o seu bem-estar, o qual inclui, nomeadamente, a garantia de acesso a água e alimentação e o acesso a cuidados médico-veterinários.
Os bens alimentares essenciais são taxados a 6%, mas a alimentação animal não é ainda parte integrante da lista de produtos que são considerados “essenciais”.
Os atos médico-veterinários continuam a ser taxados à taxa máxima de IVA (23%), como se bens de luxo se tratassem, mas, infelizmente, muitas pessoas não conseguem comportar estes custos, em particular de intervenções médico-veterinárias mais onerosas, como é o caso das cirurgias ou de outros procedimentos não rotineiros.
O aumento do preço da alimentação e dos cuidados de saúde animal decorrentes da inflação assume hoje valores incomportáveis, que se somam às enormes dificuldades financeiras que as famílias enfrentam com os custos para a habitação.
De acordo com o levantamento efetuado pela Ordem dos Médicos Veterinários, o valor arrecadado pelo Estado português decorrente do IVA aplicado aos serviços médico-veterinários é de cerca de 16 milhões de euros por ano. Um valor acomodável pelo excedente orçamental e que não põe em causa o equilíbrio das contas públicas, mas cuja descida do IVA permite, sobretudo às famílias em situação de carência sócio-económica e às associações de proteção animal, acederem a serviços médico-veterinários mais acessíveis e que não deixem sobretudo os animais sem cuidados de que possam carecer.
É, por isso, essencial o apoio às famílias que detém animais de companhia ou associações zoófilas através da redução do IVA para a alimentação e saúde animal!
Solicitamos assim a redução urgente do IVA, actualmente em 23% , em serviços médico-veterinários, alimentação, saúde e higiene de animais de companhia e de animais errantes, para 6%;
E agradecemos a maior atenção de V. Exas em relação a esta questão primordial no nosso país, confiantes de que esta aprovação trará enormes benefícios para todos os animais e cidadãos de Portugal.
O que está em causa?
Cuidar de quem cuida
Reduzir o IVA na saúde e alimentação animal é apoiar as famílias que acolhem e cuidam dos seus animais, garantindo-lhes acesso a cuidados essenciais sem agravar o orçamento doméstico.
Ver notíciaA saúde não é um luxo
Os serviços médico-veterinários não podem continuar taxados a 23%, como bens de luxo. Tratar um animal é um dever ético e uma necessidade de saúde pública.
Ver notíciaUm país mais justo e empático
Diminuir o IVA para 6% é um passo concreto por um país que protege os animais, apoia as famílias e reconhece o valor da empatia e da responsabilidade social.
Ver notíciaParticipa nesta petição
Preenche o nome, a localidade e o email para que seja anexada ao documento