Programa Eleitoral Madeira 2024
Introdução
Uma Madeira e Porto Santo para todos/as, com o voto no PAN, uma força da natureza
O Partido PESSOAS-ANIMAIS-NATUREZA é o único partido animalista, não especista e ambientalista português – além de feminista e progressista – que traz para a política e legislação portuguesa uma visão ecocêntrica, baseada na proteção e conservação do planeta, no valor intrínseco da natureza e da biodiversidade e no princípio da dignida de de todos os seres vivos, humanos e não humanos, procurando contribuir para uma sociedade mais justa e solidária para todas as pessoas e animais.
Nestas eleições apresentamos um programa que visa dar resposta aos grandes desafios do nosso tempo: a emergência climática, a crise socioeconómica, a recuperação e reconstrução da economia em respeito pelos limites do Planeta.
Lutamos contra as assimetrias, defendendo a Autonomia Regional contra os abusos de poder e pela justiça social e ambiental, assim como pela proteção animal. Regemo–nos pela empatia, pela igualdade e por uma visão global não apenas de curto prazo, mas uma visão que contribua para que, a médio e longo prazo, a Região Autónoma da Madeira se torne não só mais justa s ocial e ambientalmente, como resiliente e que ao nível político se reforcem os pilares democráticos, inclusive de participação cidadã,
transparência e aproximação da vida política.
O PAN defende a Autonomia da Região Autónoma da Madeira e reconhece a importância que a mesma tem para garantir uma melhor qualidade de vida e bem-estar para os madeirenses e porto-santenses.
Numa Região onde a natureza é rainha, e em que a par da Madeira e Porto Santo, integra um património natural único e biodiverso, como as Ilhas Desertas e as Ilhas Selvagens, sabemos que as pessoas, animais e natureza podem viver em harmonia.
Para o PAN, é essencial ultrapassar a atual sociedade de consumo em ordem a uma sociedade da empatia, processo que dará acesso a uma plena democracia, social e económica, pautada pela Política do Bem Comum, cujo fim maior é garantir o futuro do planeta, combinando o desenvolvimento económico e social com a redução da pressão sobre o ambiente.
A urgência de novas métricas de progresso exige a superação do paradigma de desenvolvimento social sustentável. Exige também o decrescimento das externalidades, a economia deverá intervir na mudança climática, desincentivando o seu crescimento à custa da vida planetária. Não se trata de reduzir o rendimento ou emprego, trata-se sim, de superar uma economia extrativista e linear por uma economia circular baseada no consumo consciente e no comércio justo.
Relembramos que a Agenda 2030 e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) foram um compromisso assumido, com uma visão comum para o futuro da Humanidade. No entanto, estamos apenas a 7 anos da meta estabelecida e ainda temos um longo caminho a percorrer, e a Região Autónoma da Madeira não é exceção.
O PAN é um partido de causas e o seu crescimento significa o avanço na construção de uma Região Autónoma da Madeira melhor, mais amiga do ambiente e promotora de um futuro sustentável para todos e todas nós.
O voto útil, o voto que faz diferença, é o voto que garante um lugar para as causas que formam o nosso ideário na Assembleia Regional, é o voto no partido que representa as tuas causas, é o voto na ação e na esperança, é o voto no PAN, uma força da natureza.