Corre com as Touradas!
Do que se trata?
No dia 6 de julho de 2018, o PAN discutiu uma iniciativa que determinava a abolição de corridas de touros em Portugal.
Nas palavras do deputado André Silva: "A Tauromaquia consiste na exibição da mais abjecta cobardia de que a espécie humana é capaz. O execrável divertimento com a fragilidade e com a dependência alheias."
A proposta foi rejeitada.
Pontos-chave
Nos últimos 10 anos as touradas perderam mais de metade do público em Portugal
Este declínio manifesta-se igualmente nas transmissões televisivas feitas na RTP. Não faz qualquer sentido manter este evento bárbaro de suposto “divertimento” à custa do sofrimento dos Animais!
Em Portugal, por ano, são gastos 16 milhões de euros no fomento da tauromaquia
Grande parte destas verbas vêm das Câmaras Municipais e a restante dos apoios da União Europeia e do Orçamento do Estado! Inacreditável!
Os fundos comunitários contribuem involuntariamente para o pagamento de ajudas, prémios e subsídios. Acresce a compra e oferta pública de bilhetes para touradas, organização de espectáculos tauromáquicos, patrocínio de livros que visam a propaganda tauromáquica, publicidade, aluguer de touros, reabilitação e manutenção de praças de touros, seguros dos artistas, subsídios para associações tauromáquicas.
A nossa legislação reconhece que existem maus tratos a cavalos e touros nas touradas
Diz a legislação portuguesa que é proibido “Utilizar chicotes com nós, aguilhões com mais de 5 mm, ou outros instrumentos perfurantes, na condução de animais, com exceção dos usados na arte equestre e nas touradas autorizadas por lei”.
Considerar Maus Tratos mas depois deixar que aconteçam nas Corridas de Touros? Esta exceção não pode continuar!
Dos 308 municípios do país, apenas 44 têm atividade taurina
Dos 181 espetáculos tauromáquicos que se realizam em 2017, 26 foram na praça de Albufeira e 13 na de Lisboa, sendo que em 27 das praças de touros existentes, ou seja, em mais de 50%, se realizaram apenas 1 ou 2 corridas durante o ano.
O Estado já reconheceu que a tauromaquia pode colocar em perigo crianças e jovens
A Comissão Nacional de Proteção de Crianças e Jovens em Risco, a Amnistia Internacional, a Ordem dos Psicólogos, o Comité dos Direitos da Criança da ONU - todas dizem o mesmo: que a atividade tauromáquica pode colocar em perigo crianças e jovens.
Momentos-chave em vídeo
Outras Campanhas do PAN
-
O PAN agendou em conferência de líderes o debate da proposta de lei que visa a proibição de utilização de animais, de qualquer espécie, em circos.
Ver mais sobre Quebra a Corrente! #CircoSemAnimais -
Da produção ao consumo, os plásticos contribuem para que esgotemos recursos naturais essenciais para o Planeta.
É tempo de mudarmos o chip e os plásticos não fazem parte da solução. No dia 15 de junho de 2018, o PAN apresentou na Assembleia da República uma iniciativa para implementar um Sistema de Depósito / Tara Recuperável de garrafas de plástico, de vidro e de latas.
Ver mais sobre Tara pelo Ambiente