AnimaisPAN

Aprovado | Circos sem animais em Vila Nova de Gaia

Circos Potencial Humano

Foi aprovada em Assembleia Municipal a recomendação do PAN para o não licenciamento de espectáculos circenses que incluam a exibição de animais, em terrenos e espaços municipais, assim como a não atribuição de quaisquer apoios financeiros e/ou institucionais a estas mesmas actividades por parte da Câmara Municipal.

Abstenção: PSD, CDS e CDU

Temos assistido cada vez mais à discussão sobre o uso de animais para entretenimento. 20 países da UE já adoptaram limitações, ou mesmo proibições, relativas ao uso de animais selvagens nos circos.

Em Portugal, o PAN conseguiu aprovar a lei que estabelece o fim da utilização de animais selvagens nos circos, com um período transitório de 6 anos.

“Vila Nova de Gaia antecipa-se, assim, à lei nacional, incluindo, ainda, todos os animais (não humanos) nesta decisão, valorizando, desta forma, todo o potencial humano na arte circense, como já o fazem alguns dos grandes circos a nível mundial”, afirma Pedro Ribeiro de Castro, deputado municipal.

No distrito do Porto, este é o terceiro concelho a dar este importante passo na defesa e protecção destes animais por proposta do PAN, antecedendo-lhe o Porto e a Maia.