PessoasSaúde e Alimentação

Inês de Sousa Real questiona Ministra sobre a situação do INEM

INEM emergência

Hoje, a nossa deputada Inês Sousa Real e Porta-Voz do PAN fez uma intervenção decisiva na Assembleia da República, confrontando a Ministra da Saúde sobre o estado alarmante do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e as implicações para a saúde pública em Portugal.

A situação no INEM, assim como nas urgências obstétricas, gerou uma crise de grandes proporções, com mais de 200 óbitos atribuídos a falhas e atrasos no sistema. Este cenário exige uma resposta imediata e responsabilização política da parte do Presidente do INEM, da Ministra da Saúde e do próprio Primeiro-ministro.

Inês Sousa Real destacou que, ao invés de se focar na “refundação” do INEM, é urgente que a Ministra e o Governo concentrem esforços na resolução de problemas imediatos. A realidade no INEM inclui falta de profissionais, elevado índice de rotatividade e carreiras pouco atrativas para médicos e outros profissionais essenciais.

O que o PAN propõe para a resolução:

  • Salários Competitivos: Melhorar a remuneração inicial para atrair e reter profissionais na saúde.
  • Estrutura de Carreiras: Ampliar as categorias e assegurar progressão justa para as/os profissionais.
  • Formação Especializada: Investir na formação avançada para todos os setores de emergência médica, preparando equipas mais qualificadas e prontas para desafios complexos.
  • Orçamento de Estado 2025: O PAN propôs incluir, no orçamento, a verba necessária para acomodar as medidas acordadas, garantindo que estas mudanças estruturais sejam implementadas já em 2025.

“As soluções passam pela melhoria de salários, alargamento do número de categorias de carreira e pela criação de mais formação especializada. Tudo isso está na mesa negocial, e o PAN propõe a inclusão de verba para implementar estas medidas sem adiamentos,” reforçou Inês Sousa Real na intervenção.

O Futuro da Saúde Não Pode Esperar

O PAN mantém-se firme na defesa de um sistema de saúde robusto, com respostas rápidas e eficientes para a população. Em nome de todas/os os nossos representantes e filiadas/os, continuaremos a pressionar para que as soluções avancem agora, sem adiamentos ou entraves.