Alterações ClimáticasAmbienteAnimaisParlamento

Deputado do PAN desafia Ministro do Ambiente a assistir a documentário ambiental

Para o PAN, da 21ª Cimeira do Clima em Paris, surgiu um acordo que levanta muitas preocupações em relação aos benefícios concretos para a continuidade da espécie humana.

Durante a realização do Debate Temático sobre a 21.ª Cimeira do Clima (COP 21), que aconteceu esta manhã na Assembleia da República, o Deputado do PAN, André Silva, desafiou o Ministro do Ambiente a visionar o documentário ambiental Cowspiracy, que já foi visto este mês no parlamento europeu e no parlamento italiano. 

Não dispondo de tempo para debater um tema central para o PAN, o deputado pretendeu apelar à divulgação das mensagens transmitidas por este impactante documentário que tem sido considerado como o “mais importante filme feito para inspirar a salvação do planeta”. Factos que mostram a existência de um problema, que tem sido silenciado, a pegada ecológica causada pela criação de animais para alimentação.

Para o PAN, da 21ª Cimeira do Clima em Paris, surgiu um acordo que levanta muitas preocupações em relação aos benefícios concretos para a continuidade da espécie humana. Desde que, há algumas décadas, começou a ser estudado o fenómeno das alterações climáticas, que o foco de atenção se centrou quase em exclusivo na contribuição da emissão de CO2. Sabia-se que o CO2 não estava sozinho mas ainda não se imaginava que um dos poluentes desde sempre identificado, o metano, acabaria por ter a dimensão que hoje lhe é reconhecida. Nesta perspetiva, cientificamente comprovada, já não são o sector dos transportes, da energia ou da indústria, os principais responsáveis pelas alterações climáticas, mas o sector da agropecuária e mais especificamente o sector da produção animal, que representa 51% da produção de gases de efeito de estufa. 

“Encontramo-nos em total estado de negação, de olhos fechados para o óbvio. Discutir a redução das emissões de gases com efeito de estufa sem falar na contribuição da produção animal, é o mesmo que tentar encontrar soluções para prevenir o cancro do pulmão sem falar nos efeitos do tabaco.”, recorda, no Parlamento, o Porta Voz e Deputado do PAN, André Silva.