Candidatos do PAN/Açores reuniram-se com a Associação Terra Verde, no dia 26 de Janeiro, para debater ideias sobre a importância da diversificação agrícola e orientações estratégicas para o sector agrícola.
Pedro Neves, Porta-voz e candidato do PAN/Açores às eleições regionais, sentou-se à mesa com a Direção da Associação Terra Verde para dialogar sobre a necessidade de se apostar na diversificação das culturas agrícolas, como forma de incentivar-se o consumo de produtos regionais, melhorando a qualidade da alimentação da população açoriana, sem prejuízo de haver uma redução da pegada do carbono.
“Apostar na diversificação agrícola permitirá impulsionar a soberania alimentar, reduzir a dependência dos mercados externos e a pegada de carbono, aumentar a qualidade da alimentação da população açoriana e produzir riqueza que fica na Região”.
Pedro Neves
O partido acompanha as preocupações da Associação relativamente à necessidade de alterar-se o POSEI, para garantir equidade entre produções, especialmente nos apoios às sementeiras, incentivando os agricultores de hortícolas e frutícolas ao seu cultivo, sobretudo os jovens.
A par disso, para os candidatos do PAN/Açores é importante investir-se em infraestruturas de conservação de produtos agrícolas e proceder-se ao mapeamento das culturas regionais, a fim de obter-se dados estatísticos sobre o que é produzido e consumido na Região, com o intuito de desenvolver-se uma planificação de culturas regionais que irá possibilitar, de entre outras, evitar o desperdício alimentar e apostar na diversificação de produtos agrícolas regionais.
Em paralelo, uma adequada diversificação de produtos agrícolas permitirá uma eficiente rotação dos solos, atenuando o impacto ambiental negativo, melhorando o valor nutricional dos alimentos e ajudando a combater alguns problemas de saúde da população açoriana.
“A diversificação agrícola só traz ganhos aos Açores: ganham os produtores, ganham as pessoas e a saúde destas através do consumo de produtos de melhor qualidade e, por fim, há uma redução do saldo negativo da balança comercial açoriana”.
Pedro Neves