O PAN/Açores votou a favor da inciativa que pretendia travar o processo de privatização da SATA Azores Airlines, através da imediata anulação do concurso público para a sua venda.
O Partido defende que as condições do concurso para venda da maioria do capital da SATA Azores Airlines não protegem os interesses da Região e dos trabalhadores da companhia área, pois imputa aos açorianos o ónus do pagamento de vários milhões de euros em dívida e não protegem os interesses dos trabalhadores.
Pese embora a posição assumida pelo Partido nesta votação tenha integrado o programa eleitoral do PAN/Açores nas últimas eleições regionais, as preocupações do júri do concurso, a contestação dos trabalhadores e a recente demissão dos membros da administração do grupo empresarial, deixaram o Partido ainda mais apreensivo em relação ao procedimento concursal de venda da SATA Internacional.
“Somos totalmente contra a forma como este concurso se está a processar, semeando dúvidas e receio na população açoriana, especialmente entre os trabalhadores da companhia área. Por essa razão, o PAN/Açores reitera a necessidade de serem revistas as condições concursais, e abertura do novo processo concursal”.
Deputado Pedro Neves