CoimbraParlamentoTouradas

PAN contacta Conselho de Veteranos da Universidade de Coimbra sobre as práticas da Garraiada Académica

Enquanto cidade representante de uma sociedade cosmopolita, Coimbra sempre se colocou na vanguarda das grandes transformações socioculturais e avanços civilizacionais vividos em Portugal.

O PAN acaba de abrir um diálogo positivo e construtivo com o Conselho de Veteranos da Universidade de Coimbra acerca das atividades académicas relacionadas à Garraiada que se realiza durante a Queima das Fitas desta Academia.

Enquanto cidade representante de uma sociedade cosmopolita, Coimbra sempre se colocou na vanguarda das grandes transformações socioculturais e avanços civilizacionais vividos em Portugal. O partido considera que a cidade e a academia, à semelhança da iniciativa da sua congénere do Porto, podem também posicionar-se na linha da frente no que diz respeito ao bem-estar e à proteção animal.

As práticas da Garraiada Académica não se enquadram neste quadro de pensamento e de atuação e são já várias as posições a favor da não existência de ações de violência gratuita para com os animais associadas a eventos académicos. É relevante notar que, como tem vindo a público, a Academia do Porto se prepara para abolir uma prática idêntica nos festejos da Queima das Fitas do Porto.

De referir ainda que esta prática tem elevados custos que nunca são cobertos em termos de receita. Estes fundos poderão ser melhor capitalizados em eventos alternativos e sem violência. Dos contactos realizados existe abertura e vontade, por parte do Conselho de Veteranos para alterar estas práticas, apesar de ainda não ser para este ano, por já existirem bilhetes vendidos para as festividades. O PAN acredita que este será um primeiro passo para o acompanhamento de uma mudança civilizacional que muitos portugueses têm vindo a pedir.