AnimaisParlamento

PAN contacta OLX sobre a polémica troca de animais na Plataforma

Para o partido, a preocupac?a?o com aspectos sociais e ambientais ja? faz, ha? algum tempo, parte do mundo dos nego?cios.

No seguimento das várias e recentes notícias sobre a troca e venda de animais na plataforma OLX, o PAN enviou uma carta dirigida ao CEO da plataforma, Miguel Monteiro, mostrando a disponibilidade para colaborar na garantia de que estes animais deixarão de ser tratados como objectos, contribuindo também para que cada vez mais empresas desta área sejam vistas como exemplo do acompanhamento da evolução civilizacional e ética que o país está a pedir no que respeita à protecção dos direitos dos animais.

Para o partido, a preocupação com aspectos sociais e ambientais já faz, há algum tempo, parte do mundo dos negócios. A monitorização dos impactos que uma actividade comercial tem na sociedade é fundamental para assegurar a continuidade da sua “licença para operar” que, em última análise, é sempre validada pelos cidadãos que utilizam determinado serviço.

“Uma das medidas a tomar poderia passar pela advertência explícita de proibição de trocas de animais no momento em que se cria um novo anúncio, complementando com a monitorização mais activa das transações realizadas”, sugeriu o Deputado e Porta-Voz do PAN, André Silva.

O PAN reforça assim a sua vontade de contribuir para um diálogo aberto e construtivo sobre este tema, que possa gerar formas alternativas e eficazes de avançar para uma sensibilização e consciencialização mais realista em relação à protecção e bem-estar animal. A alteração do Estatuto Jurídico do Animal é uma das medidas mais urgentes e também uma das bandeiras do partido, que pretende assim assegurar que os animais deixam de ser vistos como objetos e de ser tratados como mercadorias perante a lei.