Esta semana, em reunião de Assembleia Municipal de Cascais, PSD e CDS rejeitaram duas propostas do PAN Cascais relacionadas com o bem-estar animal e a preservação da biodiversidade.
Considerando a importância dos polinizadores na preservação da biodiversidade, e relacionando com a proximidade do Parque Natural Sintra-Cascais, o PAN propôs a criação de abrigos e corredores para polinizadores no concelho. A recomendação propunha também a formação dos técnicos da divisão do Ambiente para a bio construção e manutenção destes abrigos, tal como a criação de um programa de monitorização e avaliação do impacto destes abrigos e corredores e o desenvolvimento de uma estratégia integrada local para a proteção de insectos, incluindo o desuso de pesticidas nocivos para os insectos polinizadores.
“As cidades estão estéreis de biodiversidade e esta proposta garantiria uma melhor harmonia e preservação ecológica em Cascais. Porém, houve falta de visão política para a aprovar” declara Inês Campos, deputada municipal do PAN.
Em sede de Assembleia Municipal foi também rejeitada a proposta do PAN, por parte do PSD e CDS, para criar um observatório do bem estar animal no concelho de Cascais que englobasse a figura do provedor dos animais e a realização de um fórum público para debater as políticas públicas em torno da protecção destes seres.
“Acreditamos que a sociedade civil deve ter um papel mais activo na formação e delineação de políticas públicas em torno da protecção de todos os animais no concelho” afirma Sandra Marques, deputada municipal do PAN em Cascais.