AçoresAnimaisAprovadasNaturezaOpiniãoPANParlamento AçorianoPessoas

2023: Ano de propostas e não de promessas

Tal como havíamos anunciado aquando da campanha eleitoral de 2020, o PAN/Açores veio para mostrar trabalho e dedicação e não para deixar promessas no papel. Viemos para mudar o paradigma de uma região estagnada por governações socialistas de duas décadas, pautadas por um pensamento retrógrado e que já não mais serve. 

Durante este ano, o PAN/Açores demonstrou um compromisso sólido com as suas bandeiras partidárias. Levámos a debate na Assembleia Legislativa 10 iniciativas – desde a defesa do Mar e Ambiente, à protecção animal, à justiça laboral, à melhoria dos cuidados de saúde e à valorização de quem por nós se sacrifica, como é o caso dos Bombeiros. Mas para trás está também um longo caminho percorrido em prol dos Açores, com feitos históricos que o PAN/Açores conseguiu, como é o caso do fim do abate de animais, a criação da Figura do Provedor Regional do Animal, apoios às associações de protecção animal, incentivos pecuniários e não pecuniários à fixação de médicos nos nossos hospitais, implementação de TAC em todas as ilhas, revisão do limite de horas extraordinárias practicadas pelos profissionais de saúde, fim das quotas de avaliação dos funcionários públicos (SIADAPRA), rastreio do cancro do pulmão, criação da carreira de Técnico Auxiliar de Saúde, vacinação contra o vírus do papiloma humano (HPV), criação de uma ecotaxa marítima e atribuição de um subsídio de risco e reforma antecipada aos Bombeiros dos Açores, entre muitas outras conquistas. 

Tudo isto (mas não só) vimos aprovado no Parlamento açoriano. Muitas outras iniciativas foram levadas à Assembleia pela mão do PAN, mas infelizmente não reuniram consenso dos partidos, como é o caso do fim das touradas, do Regime Geral da Acção Climática, do Fundo Regional do Ambiente ou do Regime jurídico de transporte de animais na Região. 

Ao longo dos últimos anos, o PAN vindo a conquistar um espaço importante no debate político regional, abordando matérias relevantes e mobilizando a sociedade para assuntos outrora tidos como insignificantes por muitos, e é esse o caminho que queremos continuar a trilhar por mais 4, 8 ou 12 anos. Há ainda muito por fazer na saúde, educação, habitação, acção climática, conservação dos ecossistemas marinhos e protecção e bem-estar animal. 

Empenhamo-nos em construir uma sociedade mais inclusiva e conscientizada para matérias que, cada vez mais, vão ganhando peso mas, para isso, é necessária uma base eleitoral consolidada, com uma representação política mais expressiva, por forma a que sociedade açoriana possa ter os seus interesses representados de forma efetiva. 

É nossa ambição, sem medos dos poderes instalados, que o PAN/Açores continue a ser uma voz actuante na defesa ambiental, do bem-estar animal e da melhoria das condições de vida da população, prol de uma sociedade mais justa, sustentável?e?inclusiva. 

Que 2024 seja sinónimo de defesa das Pessoas, dos Animais e da Natureza.

Um Bom Ano para todos.