O PAN esteve presente esta manhã no Paços do Concelho a convite do Presidente da Câmara Municipal para a Apresentação da Campanha “Vai onde sobra, leva onde faz falta”.
A Campanha “Vai onde sobra, leva onde falta”, tem o apoio do Governo e da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, assim como também o Patrocínio do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa sendo também apadrinhada pelo Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente e pelo líder da Mesquita Islâmica Central de Lisboa, Imã David Munir.
Todas as entidades envolvidas deixaram uma mensagem em comum e com o mesmo objectivo o de apoio ao trabalho desenvolvido pela CML através do Comissariado Municipal de Combate ao Desperdício Alimentar.
Consciencializar, reduzir e partilhar são as palavras chaves nesta campanha, para o desperdício que cometemos diariamente.
O Presidente Fernando Medina da CML e o Vereador João afonso agradeceram aos parceiros que compõem o comissariado e às instituições de restauração e distribuição, assim como aos voluntários que ajudam a tornar Lisboa uma cidade mais inclusiva e que faz a diferença para milhares de cidadãos. Que a “rede de aproveitamento” seja uma oportunidade de resolver uma problema do presente para que não se repita no futuro garantindo que o trabalho é para continuar ” porque é um projeto da cidade”.
Estiveram presentes também o Diretor Geral da FAO Portugal, organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura que reafirmou compromisso da FAO nesta causa e nesta parceria com a CML. O Luís Medeiros Vieira da Secretaria de Estado da Agricultura e Alimentação. O primeiro Ministro , António costa não pode estar presente, mas deixou a sua mensagem também de apoio.
No Paços do Concelho contou também com a presença de alguns padrinhos como a Cláudia Vieira e o Júlio Isidro, que participaram no vídeo de campanha juntamente com outras caras conhecidas tais como Ana Moura, Éder, Lourenço Ortigão e António Vitorino de Almeida, que mereceram um agradecimento especial por parte do Presidente da CML, pelo ” contributo que se traduz num incentivo e num estímulo para que o projeto prossiga e ganhe força”.
A campanha será lançada a nível nacional por ocasião do Dia Mundial da Alimentação que se assinala a 16 de Outubro, no próximo domingo ( será visionada através de mupis, anúncios, pela rede alimentar RE.AL, entre outros).
O combate à fome sendo uma das prioridades Pessoas- Animais – Natureza, em Junho deste ano, o PAN apresentou uma Iniciativa Legislativa que pretendia evitar o desperdício de comida, facilitando a doação de alimentos provenientes de supermercados e hipermercados para os mais necessitados.
O PAN propôs a regulamentação da doação de bens alimentares excedentes e a sua redistribuição para fins de solidariedade social, pelas superfícies comerciais superiores a 400m2 (super e hipermercados) a instituições recetoras devidamente identificadas que depois os distribuam por pessoas com comprovada carência económica; vem também conceder benefícios fiscais às empresas dos setores primário, secundário e terciário que remetam o excedente de alimentos ainda próprios para consumo para as instituições recetoras; para além disso, defende uma aposta na formação e sensibilização social de todos os intervenientes que operam na cadeia e gestão dos géneros alimentares.
“Estamos convencidos que as empresas do sector agro-alimentar irão apoiar esta iniciativa pois terão mais um instrumento para valorizar as suas políticas e estratégias de Responsabilidade Social”, realça André Silva, deputado do PAN.