A MiratecArts, fundada em 2012 na ilha do Pico pelo luso-canadiano Terry Costa, tem como propósito, nas palavras do seu fundador e diretor artístico, “realçar o indivíduo, a equipa e a produtividade organizacional no mundo das artes e da cultura.” Tem ainda como objetivos a promoção e a presentação de artistas e eventos, de forma pluricultural, abrangendo as várias disciplinas artísticas.
A MiratecArts conta com mais de 750 associados, provenientes das nove ilhas do nosso arquipélago, e já acolheu, mais de dois mil artistas de 64 países diferentes, nos diversos eventos criados e promovidos.
Dentre eles, salientamos: o Azores Fringe Festival, o Cordas World Music Festival, o Montanha Pico Festival, o Encontro Pedras Negras – Writers Festival, O Azores Birdwatching Arts Festival e o AnimaPIX.
A MiratecArts caracteriza-se por ser um palco de expressão pluricultural, funcionando, simultaneamente, como alavancagem, montra e porto de abrigo para muitos artistas, organizações e produções artísticas. Esta associação tem demonstrado ser uma ótima impulsionadora da cultura e arte açoriana, promovendo diversos eventos e festivais com o cunho da açorianidade.
A associação fundada por Terry Costa foi recentemente galardoada com o “Prémio de Melhor Empresa Internacional de Eventos e Festivais de Artes”, pela publicação britânica LUXLife, que conta com um vasto e reconhecido programa de atribuição de prémios de mérito em variadas áreas e categorias.
O voto de congratulação à MiratecArts pelo prémio e reconhecimento internacional foi aprovado por unanimidade.