Os candidatos do PAN às Eleições Regionais da Madeira estiveram hoje de manhã a ouvir as pessoas do concelho de Machico. Os residentes disseram à cabeça de lista do PAN, Mónica Freitas, que estão preocupados com a acumulação de lixo nas ruas, devido à falta de limpeza pública e de ações de recolha. O PAN defende a adoção de métodos de desinfeção e controlo de maus-cheiros nos contentores de lixo e de uma aplicação com sistema de alerta para que a população possa avisar que os contentores estão cheios, pedindo recolhas extraordinárias.
“A recolha e tratamento de lixo é essencial para a qualidade de vida das pessoas e para que se garanta a saúde pública. A situação relatada pelos/as moradores/as e comerciantes de Machico relativamente à acumulação de lixo, devido à falta de recolha e limpeza, é extremamente preocupante, e demonstra o desinteresse do Governo Regional, sendo isto da responsabilidade da ARM, e do próprio município. O PAN tem medidas no seu programa para garantir a limpeza da via pública e um tratamento mais eficiente e sustentável do lixo”, afirma Mónica Freitas, cabeça de lista do PAN.
O partido ambientalista defende um aumento da Taxa de Gestão de Resíduos (TGR) para estimular a redução, reutilização e reciclagem dos resíduos e como forma de dissuadir a sua colocação em aterro ou a sua incineração. Esta taxa deve aumentar progressivamente ao longo dos anos, caso as metas de redução não sejam cumpridas.
Os candidatos, sobre o moto de candidatura “O voto que faz diferença”, farão também uma visita ao Viveiro Florestal de Matur, acompanhados de técnicos qualificados. O Ambiente é uma das principais causas do PAN e por isso Mónica Freitas e os restantes candidatos da lista do PAN irão plantar uma árvore por cada voto conseguido nas Eleições Regionais de 24 de setembro.