Covid-19Economia e FinançasParlamento

PAN defende pagamento de complemento remuneratório de 20% aos profissionais dos serviços essenciais e do setor social

Mãos

Enquanto a esmagadora maioria dos cidadãos se encontra recolhida na segurança das suas casas, estes trabalhadores continuam a desenvolver as suas actividades profissionais, pondo em risco a sua integridade física e, em última instância, pondo em risco a própria vida.

O PAN – Pessoas-Animais-Natureza considera que o Governo deve legislar no sentido de vir a ser assegurado o pagamento de um complemento remuneratório de 20% aos trabalhadores dos serviços essenciais, bem como aos profissionais que continuam a laborar no âmbito do setor social, no contexto em que o País viu ser renovada a declaração do estado de emergência para fazer face ao surto da Covid-19.

Entre os profissionais a abranger por esta medida proposta pelo PAN, encontram-se, por exemplo, abrangidos, de entre os serviços essenciais, os profissionais de saúde, das forças e serviços de segurança e de socorro, incluindo os bombeiros voluntários, e das forças armadas, os trabalhadores dos serviços públicos essenciais, de gestão e manutenção de infraestruturas essenciais.

Enquanto a esmagadora maioria dos cidadãos se encontra recolhida na segurança das suas casas, estes trabalhadores continuam a desenvolver as suas
actividades profissionais, pondo em risco a sua integridade física e, em última instância, pondo em risco a própria vida.

O PAN considera que o esforço adicional que o país pede a estes trabalhadores, merece ser recompensado sob a forma de um complemento remuneratório.