AmbienteLocalidade

PAN Guarda aplaude o fim do abate de cedros na cidade

Apelo à autarquia para que revogue, com caracter definitivo, a decisão de abater árvores

O PAN da Guarda aplaude a aceitação da Providência Cautelar interposta pela QUERCUS com vista à cessação imediata do abate de dezenas de cedros na Av. Cidade de Salamanca e continuará a encetar esforços para que a referida cessação se torne definitiva. Tendo manifestado a sua oposição e apelado ao executivo municipal da Câmara Municipal da Guarda para que não desse início ao abate de cedros, o PAN Guarda tem estado, desde a primeira hora, a articular sinergias com a QUERCUS e o grupo alargado de cidadãos que tem manifestado o seu descontentamento perante este duro golpe no património natural da cidade.

A petição pela “Cessão imediata do abate de árvores na Guarda”, lançada no dia 2 de março e que o PAN Guarda se tem esforçado por divulgar, reuniu centenas de assinaturas em pouco mais de 24 horas, dando conta do descontentamento geral da população da cidade.

No dia 8 de fevereiro, o executivo da CMG apresentou uma série de projetos de requalificação da cidade, entre os quais a “Rearborização da Avenida Cidade de Salamanca”. Com o objetivo de alertar a autarquia para os danos desta iniciativa, o PAN Guarda fez uma exposição por escrito ao Presidente da CMG, Álvaro Amaro, informando ainda que dezenas de munícipes, muitos deles moradores da Av. Cidade de Salamanca, transmitiram ao partido o seu profundo desagrado face à eventual implementação deste projeto.

Como o PAN Guarda teve oportunidade de sublinhar na sua comunicação ao executivo municipal, não existia conhecimento de que as referidas árvores estivessem doentes ou que colocassem em causa a segurança de bens e cidadãos.