AmbienteAnimaisBragaViana do Castelo

PAN questiona o Governo sobre o seu envolvimento na caça à Cabra-Brava no Parque Nacional Peneda Gerês

Imagem de Cabra a olhar de lado

O Clube Português de Monteiros e o Safari Clube Internacional encontram-se a organizar umas jornadas para os dias 13 e 14 de Abril, com o objetivo de voltar a caçar a Cabra-Brava do Gerês, espécie quase-extinta pela própria caça!

Tal como foi referido pelo FAPAS – Fundo para a Protecção dos Animais Selvagens, a extinção da cabra-brava no Gerês ocorreu (para sempre, pois era uma subespécie diferente da que existe hoje) por volta de 1892, devido ao excesso de caça. Mas ao fim de 20 anos de repovoamento da espécie, já a querem caçar, provavelmente para a levar de novo à extinção, como fizeram em 2002 em Espanha, com o “bucardo”, a subespécie pyrenaica. A observação e a caça fotográfica são, de longe, mais mobilizadores e importantes para o turismo, mas sustentáveis e menos depredadores dos recursos naturais.

O evento conta com o apoio do município de Arcos de Valdevez, do Ministério da Agricultura, Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) e do Turismo do Norte.

O Primeiro Ministro questionado pelo PAN sobre o envolvimento do Governo neste evento, disse que nenhum membro do Governo estaria presente mas não esclareceu o que pretendia fazer para proteger a Cabra-Brava.