AmbienteLisboa

Recomendação para atribuir o nome de São Francisco de Assis à Ponte Pedonal Lisboa-Loures do Parque Tejo-Trancão

A Jornada Mundial da Juventude de 2023 foi realizada na cidade de Lisboa e para o efeito foi construído um novo Parque na zona dos rios Tejo e Trancão. Este parque que liga o Concelho de Lisboa com o Concelho de Loures recebeu milhares de peregrinos e foi palco de várias cerimónias religiosas nas quais esteve presente o Papá Francisco.

A cidade de Lisboa, após o evento da Jornada Mundial de Lisboa ganha um espaço novo e requalificado que presentemente é utilizado como uma zona de lazer e que poderá no futuro ser utilizado para outros eventos.  Ganhou também uma ligação entre dois concelhos feita por uma ponte pedonal.

O Grupo Municipal do PAN propõe que seja atribuído a esta ponte pedonal, o nome de São Francisco de Assis. Com a atribuição deste nome homenageia-se o fundador da Ordem dos Franciscanos e Protetor dos Animais, mas relembramos também que foi em São Francisco de Assis que o atual Papa se inspirou quando escolheu o seu nome – Francisco. 

Esta ponte que foi desenhada para um acontecimento religioso, pode ser também uma ponte que faz a ligação de crentes e não crentes, de transição de uma Europa em Guerra para uma Europa em Paz e uma ponte que promova o reencontro harmonioso entre as pessoas, os animais e a natureza numa casa comum.

Deste modo e em face do exposto, vem o Grupo Municipal do PAN propor que a Assembleia Municipal de Lisboa, na sua Sessão de 26 de setembro de 2023, delibere recomendar à Câmara Municipal de Lisboa, ao abrigo do disposto na alínea c) do artigo 15.º conjugado com o n.º 3 do artigo 71.º ambos do Regimento, o seguinte:

  1. Atribuir à ponte pedonal do Parque Tejo-Trancão o nome de São Francisco de Assis;
  • Dar conhecimento desta recomendação à Santa Sé, à Fundação da Jornada Mundial da Juventude, ao Patriarcado de Lisboa e à Comissão Municipal de Toponímia do Município de Lisboa e à Câmara Municipal de Loures.

Lisboa, 26 de setembro de 2023