Almada

Recomendação – Redução da Pegada Ecológica do Concelho de Almada

O PAN Almada propôs e viu aprovada a sua recomendação para reduzir a pegada ecológica de Almada através da alimentação.

O PAN Almada propôs e viu aprovada a sua recomendação para reduzir a pegada ecológica de Almada através da alimentação. A ZERO calculou a pegada ecológica do nosso Concelho e alertou que para o consumo ser sustentável, “seriam necessários 2,4 planetas Terra se toda a população mundial vivesse como um cidadão de Almada”. A alimentação representa a maior componente da Pegada Ecológica dos 170 mil residentes do concelho, com um peso de 28%, seguida dos transportes, com 21%, sendo que a principal causa responsável pela elevada pegada da alimentação é o consumo excessivo de peixe e de carne.

Neste sentido, o PAN Almada recomendou a Câmara Municipal:

  1. A criação de uma campanha de sensibilização da população para os impactes ambientais causados pelo excessivo consumo de carne e de peixe e para a necessidade de criação de hábitos alimentares baseados em alternativas sustentáveis – VOTOS CONTRA PSD e CDU
  2. A introdução, em todos os eventos gastronómicos que a Câmara Municipal de Almada venha a apoiar ou a organizar, e sempre que possível, de opções que não tenham como base produtos de origem animal – VOTOS CONTRA PSD E ABSTENÇÃO CDU
  3. No Concurso Gastronómico “Sabores de Almada”, promovido pela Câmara Municipal de Almada, seja incluída a categoria “Cozinha Vegetariana”, bem como instituído um prémio para o “Melhor Prato Vegetariano”.

Numa altura em que todos os partidos falam da importância da mitigação das alterações climáticas, quando se propõem medidas concretas para a redução do nosso impacte ambiental, vemos quem está de facto ao lado do planeta e quem, por outro lado, quer manter tudo como está!