Alterações ClimáticasLisboaPAN

Requerimento – Caldeiras vazias, cepos e árvores doentes do Bairro Azul, em Lisboa

Caldeira Árvore Vazia

Fotografia - Facebook Comissão Moradores Bairro Azul

Requerimento – Caldeiras vazias, cepos e árvores doentes do Bairro Azul, em Lisboa

No dia 10 de fevereiro do presente ano, a Comissão de Moradores do Bairro Azul de Lisboa remeteu dois emails, na sequência de outros, ao gabinete do Vereador José Sá Fernandes e à Presidente da Junta de Freguesia das Avenidas Novas, Ana Gaspar, com o levantamento das caldeiras vazias, dos cepos e tutores partidos. 

Este grupo de cidadãs e cidadãos identificou: 2 caldeiras vazias no passeio da rua Júlio Dantas (junto ao muro da Escola) e na Av. Ressano Garcia (lado par); 9 cepos no passeio em frente à mesquita, no passeio da rua Ramalho Ortigão (junto ao muro da Embaixada), na Av. Ressano Garcia (lado ímpar), na rua Dr. Julião Dantas e na rua Marquês de Fronteira; e 2 tutores partidos na rua Fialho de Almeida. A Comissão de Moradores do Bairro Azul solicitou ainda a substituição das árvores que se encontram doentes na Avenida Ressano Garcia. 

Reconhecendo a importância do arvoredo nas cidades para fazer frente às ondas de calor resultantes das alterações climáticas que, ano após ano, se agravam, bem como para melhorar a qualidade de vida da população, e reconhecendo também o importante serviço à comunidade que a Comissão de Moradores do Bairro Azul se prontificou a prestar, vem o Grupo Municipal do PAN solicitar a V.ª Ex.ª que, nos termos da alínea g) do artigo 15º do Regimento da Assembleia Municipal de Lisboa, solicite à Câmara Municipal de Lisboa esclarecimento escrito sobre:

  1. Se está prevista a plantação de árvores nas caldeiras vazias e em substituição dos cepos identificados e, em caso afirmativo, de que espécies;
  2. Se está confirmada a existência de árvores doentes na Avenida Ressano Garcia e, em caso afirmativo, se está previsto o seu devido tratamento ou mesmo eventual substituição;
  3. Se existe um cronograma para estas ações, em caso afirmativo, solicita-se ainda a partilha do mesmo a este Grupo Municipal e à Comissão de Moradores do Bairro Azul. 

Lisboa, 30 de março de 2021.

O Grupo Municipal 
do Pessoas – Animais – Natureza

Miguel Santos – Inês de Sousa Real