AmbienteAnimaisLisboa

Requerimento – Lagarta do pinheiro – prevenção e situação atual

Lagarta do pinheiro – prevenção e situação atual

Conforme é do conhecimento da autarquia a lagarta do pinheiro encontra-se disseminada por vários locais e parques da cidade de Lisboa, junto a pinheiros, mansos ou bravos.

Estas lagartas descem pelos ramos para o chão e andam umas atrás de outras em procissão já no chão (por isso se chama processionária), possuindo pelos urticantes, que agem como agulhas, injetando as substâncias tóxicas na pele ou mucosas tanto de animais como de humanos.

Os animais são as maiores vítimas desta lagarta, quando a cheiram ou mordem, sendo as zonas mais a cabeça, olhos, mucosa oral e a língua. Dependendo do grau de gravidade, por vezes torna-se necessário a eutanásia do animal, tal a toxidade.

Mas, como referimos, os humanos também são afetados pelas lagartas, sobretudo as crianças.

O Grupo Municipal do PAN tem acompanhado esta matéria, tendo questionada a CML em março de 2018 através de um requerimento que não foi respondido (https://www.am-lisboa.pt/documentos/1521648153W7rHF8tl3Hf24CQ1.pdf) através do qual apresentávamos uma recomendação para prevenção e questionávamos a autarquia sobre as medidas que estava a tomar nesta matéria.

Há um ano, apresentamos a proposta de aditamento à Recomendação 050/01 (CDS-PP) – Controlo da Processionária do Pinheiro (Lagarta do Pinheiro) no Espaço Público e nos Estabelecimentos de Ensino área (https://www.am-lisboa.pt/301000/1/011279,000404/index.htm), através da qual proponhamos que:

– A CML, em cooperação com a sociedade civil e escolas, desenvolvesse um programa para a colocação de abrigos para chapins, considerando que são um predador natural da lagarta do pinheiro.

– A CML realizasse ações pedagógicas junto das escolas para a capacitação das crianças para a identificação da processionária a fim de prevenir o eventual contacto com aquela e de contribuir para a preservação do chapim.

Face ao exposto, vem o Grupo Municipal do PAN, requerer a V.ª Exa. que se digne, nos termos da alínea g) do Artigo 15.º do Regimento da Assembleia Municipal de Lisboa, solicitar à Câmara Municipal de Lisboa que informe:

– Que medidas tem tomado na área da prevenção da lagarta do pinheiro?

– Que alertas tem dado à população e que ações de sensibilização foram promovidas?

– que procedimentos foram tomadas para concretização da recomendação do PAN aprovada nesta Assembleia relativa à materia?

Lisboa, 9 de fevereiro de 2020

O Grupo Municipal
do Pessoas – Animais – Natureza
Miguel Santos Inês de Sousa Real