Comemoramos a 25 de Abril a Revolução dos Cravos!
Uma revolução que devolveu a liberdade a Portugal.
Celebra-se a democracia, a liberdade de expressão, a conquista de direitos sociais e cívicos, o direito a eleições livres.
Na madrugada do dia 25 de Abril de 1974, por volta das 00.20h a Rádio Renascença fez soar Zeca Afonso com a força de “Grândola Vila Morena”, o código para o início da revolução.
Eram 04.26h e o Rádio Clube Português transmitia o primeiro comunicado do Movimento das Forças Armadas, seguido do entoar do hino nacional e marchas militares. Os portugueses conheceram aí os primeiros passos da Revolução
Às 05.15h é lido novo comunicado a aconselhar a população a permanecer em casa. Eivados de esperança e cansados da opressão, os portugueses saem à rua ignorando o apelo dos militares – era preciso dar-lhes apoio. Misturaram-se com eles e constituíram parte ativa da revolução.
Ao final do dia, às 19.50h o Movimento das Forças Armadas anuncia na rádio a queda do Governo.
Presos políticos são libertados, exilados políticos regressam a Portugal. O trabalhador é saudado no dia 1 de maio.
Um ano depois, são realizadas eleições livres para a Assembleia Constituinte e em 1976 é aprovada a nova Constituição da República Portuguesa que até hoje permanece.
Já ultrapassamos em democracia o tempo vivido em ditadura, mas continuamos a lutar pela igualdade e equidade de direitos.
Viver em liberdade é garantir a dignidade do ser humano, a justiça intergeracional, a igualdade de género, a soberania alimentar e energética, o respeito por todas as espécies que com o ser humano coabitam.
As portas que Abril abriu deixaram sair o sonho de uma sociedade mais justa, consciente e igual, sonho muitas vezes ainda refém das ações de quem olha sem ver.
O PAN está comprometido a lutar pela liberdade, pela igualdade, pela justiça, pela fraternidade, pelo concretizar do sonho de Abril.
Hoje homenageamos todas e todos os que lutaram e lutam pela liberdade. Mas lembramos também todas e todos aqueles que dela são atrozmente privados.
Assim, o Grupo Municipal do PAN propõe que a Assembleia Municipal de Lisboa, na sua Sessão Ordinária de 27 de abril de 2023, delibere:
1. Saudar o 49º aniversário do 25 de Abril, bem como todas as cidadãs e cidadãos que por ele lutaram e o celebram;
2. Saudar todas e todos os que lutam por uma sociedade mais justa, igualitária, solidária e livre;
3 – Dar conhecimento deste voto à Associação 25 de Abril, à Assembleia da República Portuguesa e ao Presidente da República de Portugal.
Lisboa, 27 de abril de 2023
O Grupo Municipal
do Pessoas – Animais – Natureza
António Morgado
(DM PAN)