Estivemos com Inês de Sousa Real no Mercado Biológico de Matosinhos, no Parque Basílio Teles! Sabemos que a agricultura biológica é as cadeias curtas de produção são o melhor para o planeta, a conservação da biodiversidade e a nossa saúde.
Conhecemos também a Associação Midas, que acolhe cerca de 200 animais. A Midas vive quase apenas de donativos e os voluntários são fundamentais para assegurar o devido cuidado a todos os animais!
Em Matosinhos a última paragem foi o Parque de Matilhas, inédito no país (há apenas mais um em Sintra). Uma vitória do PAN Matosinhos na Assembleia Municipal! Esta é a melhor solução para cães assilvestrados: estão inseridos num contexto muito natural e desta forma não sofrem stress porque não se sentem ameaçados no seu território.
À tarde, juntamo-nos ao PAN Maia. De visita ao Zoo da Maia, constatamos como é urgente a reconversão dos zoológicos em santuários e o fim dos programas de reprodução. Tanto no Parlamento como a nível local, o PAN tem vindo a trabalhar neste sentido.
No CRIDO Amigos Picudos – Associação para a Preservação e Protecção dos Ouriços, vimos como este centro de recuperação de ouriços recolhe ouriços feridos ou doentes, tratando-os e devolvendo-os ao seu habitat. Já no Cantinho Do Tareco – Associação de Proteção Animal conhecemos as pessoas que dia após dia resgatam gatos, substituindo-se ao Estado nos cuidados de que necessitam.
Em Gaia, visitámos o Parque Biológico de Gaia, um projeto único no país idealizado pelo candidato do PAN Vila Nova de Gaia à Câmara Municipal, Nuno Gomes de Oliveira. O Parque existe há 40 anos e tem um centro de recuperação por onde já passaram milhares de animais, de aves a mamíferos. Os animais dados como irrecuperáveis e que não podem voltar ao habitat natural ficam integrados em liberdade no Parque.
Ao pôr do sol presenciamos a ameaça da pressão urbanística na Reserva Natural do Estuario do Douro. Em redor do Estuário – onde estão identificadas 220 espécies de avifauna – foram aprovados 4 mega projetos que colocam em risco a biodiversidade. O PAN precisa de mais força para lutar contra este tipo de projetos que ameaçam a biodiversidade, o planeta e em último caso a espécie humana!
Por isso, já sabes: no próximo domingo, nas eleições autárquicas 2021, VOTA PAN!