Os candidatos pelo círculo eleitoral da ilha do Faial visitaram a Escola Profissional da Horta, na passada quarta-feira, com o intuito de inteirar-se dos desafios que a instituição enfrenta, associados, sobretudo, à falta de alunos e às dificuldades na abertura de novos concursos.
Estes condicionalismos resultam, simultaneamente, das imposições do Fundo Social Europeu, como também das decisões erradas de anteriores Governos Regionais que deslocaram áreas de formação para as Escolas Secundárias.
Estas instituições desempenham um papel fundamental no aumento da taxa de cidadãos qualificados, especialmente se forem tidos em conta os índices de abandono escolar precoce e de insucesso que a Região apresenta. Importa, por isso, devolver a estas instituições recursos que lhes permitam leccionar em coordenação e não em competição com o restante sistema educativo regional.
“É triste ver estes corredores vazios comparativamente ao tempo em que cá estudei”.
Alexandre Dias, candidato Faial
A par disso, tendo em conta que vivemos num arquipélago onde a educação não é acessível de forma igualitária, surgiram também preocupações relativas às dificuldades sentidas pelos alunos deslocados, que, muitas vezes, são alvo de discriminação, nomeadamente quanto aos custos associados ao alojamento.
Desta forma, o PAN/Açores reitera o seu compromisso na construção de políticas educativas enquanto pilar no combate à pobreza e em prol da construção de uma sociedade mais justa e equitativa.