O momento difícil que vivemos obrigou-nos a reajustar os nossos comportamentos, as nossas rotinas e toda a nossa vida em sociedade. Está a ser um grande desafio para todos e todas e o PAN Lisboa não baixou os braços e procurou ativamente dar o seu contributo na luta contra este inimigo comum!
Desde o início do surto da COVID-19, apresentámos 29 requerimentos, dos quais 20 sobre o combate à COVID-19, e 2 recomendações à Câmara Municipal em áreas distintas, como os direitos sociais, mobilidade, segurança e bem-estar animal, procurando dar voz às preocupações dos munícipes e apresentar propostas construtivas, numa atitude dialogante e responsável, necessária para o combate a esta crise.
Com a crise epidemiológica, também a forma de se fazer política mudou, tendo os requerimentos passado a ser praticamente a única ferramenta na Assembleia Municipal de Lisboa para pedir esclarecimentos e apresentar propostas à Autarquia. Segundo o site da Assembleia Municipal, até à data (20/05/2020) o Grupo Municipal do PAN foi o que mais requerimentos apresentou (20), face aos 11 apresentados pelo PEV, 5 pelo BE, 3 pelo CDS-PP, 2 pelos Deputados Independentes, 1 pelo PSD e PPM e 0 (zero) pelo PS, PCP e MPT.
Neste momento, as recomendações apenas podem ser apresentadas em resposta a propostas apresentadas pela CML ou inseridas em debates agendados, como é o caso do debate que terá lugar amanhã para discutir as respostas sociais e de emergência no combate à COVID-19. Foi neste contexto que o Grupo Municipal do PAN apresentou duas recomendações:
- Recomendação por uma recuperação da crise provocada pela COVID-19 em Lisboa rápida, justa, verde e inclusiva, que contava com 28 medidas para a cidade, tendo sido chumbada.