O partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN) lança hoje um outdoor, em frente à Assembleia da República, dirigido ao Primeiro-Ministro, Luís Montenegro, com a mensagem “Montenegro, paga o que deves aos animais”. O objetivo é denunciar a falta de pagamento das verbas previstas para a causa animal no Orçamento do Estado (OE) de 2024 e a ausência de apoio financeiro nesta área no OE do próximo ano.
“O Governo tem uma dívida de 13 milhões de euros para com a causa animal, uma vez que continua por executar a verba prevista no OE 2024 destinada a apoiar financeiramente as instituições e associações que, dia após dia, defendem os direitos dos animais. A sobrevivência destas instituições e associações está a ser posta em causa, porque este Executivo, liderado por Luís Montenegro, além de não pagar o que deve, executando a verba, não prevê qualquer apoio financeiro para a causa animal no OE 2025”, afirma a porta-voz do PAN, Inês de Sousa Real.
Este outdoor do partido pretende também apelar ao Governo que altere a sua posição, assumindo o compromisso de saldar as suas dívidas e garantir o financiamento necessário para que associações, cuidadores e autarquias continuem a trabalhar em prol da proteção e bem-estar animal, assim como permitir a prossecução das políticas de bem-estar animal que têm vindo a ser desenvolvidas, integrando-as numa estratégia nacional.
“O Governo abandonou os animais e todos aqueles que se dedicam a esta causa. Não podemos permitir cortes que visem justificar o injustificável: que de hoje para amanhã queiram voltar a matar animais em Portugal, como medida de controlo populacional. O PAN reforça a urgência da inclusão de verba no OE25, de ações concretas e garante que não vai descansar enquanto esta situação não for revertida”, conclui Inês de Sousa Real.