Parlamento Açoriano

PAN/Açores assegura veículos de apoio aos Vigilantes da Natureza

Assembleia Regional dos Açores aprova por unanimidade a iniciativa do PAN/Açores que recomenda ao Governo Regional a aquisição de veículos terrestres de apoio aos Vigilantes da Natureza. 

O Corpo de Vigilantes da Natureza desenvolve uma importante missão na salvaguarda e proteção da natureza e biodiversidade em todo o território nacional, e, em especial, nos Açores, através do exercício das suas funções de fiscalização, vigilância, recuperação e proteção do património natural regional, bem como literacia ambiental, recorrendo à sensibilização da sociedade para aproximação às problemáticas ambientais existentes.


A aprovação dessa iniciativa legislativa do PAN/Açores reflete o reconhecimento da importância da missão desenvolvida por estes profissionais, garantindo-lhes melhores condições de trabalho para desempenho das funções inerentes à sua atividade, muitas vezes exercidas em condições geográficas adversas e, por vezes, arriscando a própria integridade física e até vida na defesa do bem que nos é comum, o ambiente.

Esta aprovação simboliza, ainda, mais um passo dado num longo percurso que se fará como forma de dar resposta às reivindicações desta classe profissional – alinhando-se políticas públicas ambientais, sobretudo num período em que a urgência climática está na ordem do dia das agendas políticas mundiais. É, por isso, necessário adotar medidas proativas, capacitar os seus intervenientes diretos e imediatos de meios e recursos que permitam mitigar o impacto das alterações climáticas.

Assim, a aquisição de veículos terrestres todo o terreno para os Vigilantes da Natureza das ilhas do Faial, Pico, Corvo, Terceira e São Miguel irá, primeiramente, dotar todas as ilhas dos Açores de veículos terrestres de apoio e, consequentemente, colmatar a escassez de meios existentes em outras ilhas, de forma proporcional, justa e equitativa.


“Só é possível proteger a natureza e os nossos ecossistemas com meios humanos e materiais. Os Vigilantes da Natureza são determinantes na defesa do nosso património natural e ambiental, mas para que o seu trabalho seja eficaz na manutenção da sua integridade pela nossa geração e vindouras, é necessário capacitar esta classe profissional com os meios necessários!”

Pedro Neves

“Tanto na República como na Região Autónoma dos Açores o PAN pugna por condições mais dignas para esta classe, seja no aumento de efectivos, como no reforço das condições materiais de trabalho que dignifiquem a elevada função que é a proteção das nossas áreas protegidas!”.

Pedro Neves