O cabeça-de-lista e demais candidatos do PAN/Açores pelo círculo eleitoral da ilha do Faial reuniram, esta terça-feira, com a Direcção da Associação de Pais e Amigos dos Deficientes da ilha do Faial (APADIF), com o intuito de inteirar-se acerca dos desafios enfrentados, bem como recolher possíveis contributos para o programa que o Partido irá levar ao Parlamento Regional na próxima legislatura. O arranque da campanha eleitoral com a visita a esta instituição pretende sublinhar a relevância atribuída pelo PAN/Açores ao sector social e solidário.
Durante o encontro, o cabeça-de-lista, Alexandre Dias, destacou a preocupação do Partido relativamente à demora e à falta de clarificação sobre a cedência das instalações do antigo centro de saúde, localizado na Vista Alegre, para a expansão das actividades da APADIF. Os sucessivos atrasos e incógnitas relativamente a este processo têm causado diversos constrangimentos a esta Associação e o PAN irá pugnar para que este processo seja concluído de forma célere.
O Partido pretende ver também implementado um programa de apoio a despesas associadas a combustível para as instituições de solidariedade social, tendo em conta que este é um dos maiores custos enfrentados e que tem vindo a aumentar substancialmente nos últimos anos.
A par disso, os candidatos demonstraram preocupação relativamente à duração dos programas de integração no mercado de trabalho de cidadãos com necessidades especiais, uma vez que, em muitos casos, as entidades não prorrogaram os contratos após término dos referidos programas. Esta é uma das muitas situações de desigualdade que estes cidadãos estão sujeitos, tornando-se cada vez mais urgente encontrar mecanismos que permitam às empresas a integração destes trabalhadores de forma efetiva.
No final da reunião, os candidatos reiteraram o compromisso do PAN/Açores para com a sustentabilidade social, em prol da construção de uma sociedade mais altruísta e inclusiva.