Direitos Sociais e HumanosJustiçaPAN

PAN celebra o mês arco-íris e junta-se às Marchas do Orgulho LGBTI+ por todo país

Lisboa, 29 de junho || Porto, 6 de julho

À semelhança do que tem vindo a acontecer em anos anteriores, o PAN volta a apoiar por todo o país as marchas que pintam as cidades portuguesas das cores do arco-íris, numa ação de celebração da igualdade e de reivindicação do direito das pessoas lésbicas, gays, bissexuais, trans e intersexo (LGBTI)  a ser quem são.

No próximo sábado, dia 29 de junho, pelas 17h00, o Deputado à Assembleia da República, André Silva, e a Deputada Municipal do PAN em Lisboa, Inês Sousa Real, juntam-se à 20ª Marcha do Orgulho LGBTI+ de Lisboa, manifestação que tem reunido milhares de pessoas para descer o Príncipe Real até junto ao rio, na Ribeira das Naus.

No dia 6 de julho a Deputada Municipal do PAN no Porto, Bebiana Cunha, acompanha também a 14ª Marcha do Orgulho LGBT+ do Porto, manifestação com concentração marcada para as 15h00 na Praça da República.

As restantes equipas do PAN por todo o país têm-se juntado às várias marchas em cidades como Coimbra, Aveiro, Braga, Viseu e Faro. O PAN reforça desta forma o seu apoio à proteção dos Direitos Humanos das pessoas LGBTI, num trabalho contínuo pelo fim da discriminação em função da orientação sexual, identidade e expressão de género e características sexuais que tem vindo a ser desenvolvido com o trabalho legislativo na Assembleia da República, nas Assembleias Municipais e que será agora reforçado a nível europeu com a eleição de um Eurodeputado PAN.

Apesar de junho ser o mês do orgulho LGBTI+, este ano as celebrações e manifestações prolongam-se até outubro, para assinalar o evento que se considera ter dado origem a este movimento ativista há 50 anos, a 28 de junho de 1969, com a Revolta de Stonewall nos EUA.