EleiçõesMaia

PAN concorre às Autárquicas na Maia

O PAN lança hoje a sua candidatura às Eleições Autárquicas na Maia. Maria Clara Lemos, ativista dos direitos dos animais e voluntária em várias associações de proteção animal, residente na Maia (Milheirós), é candidata à Câmara Municipal.

A candidatura do PAN na Maia pretende criar uma real oportunidade de todos os cidadãos e cidadãs participarem ativa e conscientemente nas escolhas e decisões políticas, garantindo a transparência e o rigor nas politicas municipais.O partido quer potencializar e valorizar a participação ativa nas decisões municipais, promovendo uma maior e melhor disponibilidade de informação através das plataformas e meios de comunicação municipais, bem como a implementação de orçamentos participativos. 

Esta candidatura apresenta medidas de proteção e tratamento digno de todos os animais, não permitindo a sua exploração em circos nem noutros espetáculos, capacitando as infraestruturas do Centro de Recolha Oficial dos Animais de Companhia (CROACM) e do ZOO da Maia para o acolhimento dos animais e salvaguardando os cuidados veterinários e o seu bem-estar. Propõe-se ainda a desenvolver medidas municipais de esterilização de animais errantes, com vista ao seu controlo populacional, nomeadamente para cães e gatos recolhidos no CROACM e animais inseridos em famílias de baixos recursos socioeconómicos.

Ao nível do ambiente, o PAN Maia irá promover o desenvolvimento sustentável e uma boa qualidade de vida urbana, impedindo o uso de glifosato nos espaços verdes e vias públicas, bem como desenvolver iniciativas que promovam a biodiversidade, através da instalação de parques caninos, ciclovias, aumento das áreas verdes e incentivos de produção e/ou comercialização à agricultura biológica. 

Porque a sociedade é de todos/as e para todos/as, o PAN considera fundamental que todas as pessoas tenham iguais oportunidades de acesso ao desporto e à cultura, apostando no desenvolvimento de programas descentralizados no território e acessíveis a toda a população.

Para a concretização destas e de outras propostas para o Concelho, o partido considera fundamental eleger, pelo menos, um/a deputado/a municipal, capaz de trazer uma força integradora de perspetivas que entendem as pessoas, os animais e a natureza como um todo.