O Grupo Municipal do PAN tem observado de uma forma muito crítica o modelo utilizado na construção das infraestruturas para a circulação das bicicletas, denominadas ciclovias.
Em variadas situações essas infraestruturas foram construídas em passeios, retirando o espaço que pertencia aos peões, aumentando em simultâneo o risco de acidentes entre os ciclistas e os peões e sobre os passeios, aumentam paralelamente o perigo nos cruzamentos com as estradas.
Por outro lado, verifica-se em alguns troços o risco de acidente no caso de abertura das portas das viaturas que estão estacionadas, pelo facto de a ciclovia se encontrar imediatamente ao lado do estacionamento.
Para o PAN é essencial que as nossas cidades sejam voltadas para as pessoas e para a qualidade de vida. Assim, o PAN considera que a prioridade deve ser sempre dada sempre aos utilizadores mais frágeis da via pública, ou seja, aos peões e aos ciclistas.
Devem por isso ser revistas algumas soluções adotadas, como a questão das ciclovias nos passeios.
Em alternativa ao modelo que tem sido seguido pela autarquia, é muitas vezes recomendada a criação de faixas de rodagem de velocidade reduzida (20 ou 30 kms/h), de partilha entre os ciclistas e os automóveis, por ser uma solução muito mais económica e mais segura para todos.
Assim, o Grupo Municipal do PAN propõe que a Assembleia Municipal de Lisboa, na sua Sessão Ordinária de 21 de Fevereiro de 2017, delibere recomendar à Câmara Municipal de Lisboa que:
– Sejam analisadas e avaliadas as soluções de ciclovias já implementadas;
– Nos projetos e obras em curso, ou futuros projetos, se procure minimizar as situações de risco;
– Sejam consultadas entidades especialistas na matéria para validação das soluções propostas.
Lisboa, 21 de Fevereiro de 2017
Pessoas – Animais – Natureza
(GM PAN)
Miguel Santos