Lisboa

Voto de Pesar pelas Vítimas do incêndio na Mouraria

Na passada noite de Sábado deflagrou um incêndio num prédio na Mouraria, em que morreram duas pessoas e 14 ficaram feridas.

Este incêndio para além de infelizmente ter provocado vítimas mortais, expôs também a realidade de alguns imigrantes em Lisboa. Como se de um filme dramático se tratasse, todos assistimos às imagens de um rés do chão onde viviam 22 pessoas, sem espaço, num amontoado de colchões e beliches onde a dignidade humana ficou à porta.

O Grupo Municipal do PAN lamenta a morte destas pessoas, uma das quais com apenas 14 anos de idade e que por certo, imaginou um dia no seu país de origem que em Portugal encontraria uma vida melhor.

Preocupa-nos também aqueles que ficaram feridos e desalojados, uma vez que se tratam de pessoas vulneráveis e possivelmente sem qualquer rede de suporte no nosso país.

Segundo o Ministério da Administração Interna vão ser apuradas as responsabilidades pelo ocorrido, mas isso não resolverá as várias situações que existem espalhadas pela cidade. São vidas clandestinas de quem um dia deixou tudo para trás à procura de uma vida melhor e mais digna. São pessoas que confiaram em nós e em Lisboa. Foi aqui que encontraram um sítio para viver, ou para sobreviver.

Segundo a RTP, os moradores do prédio da Mouraria, arrendavam uma habitação degradada onde pagavam 150€ por cama num rés do chão com 22 pessoas.

Um imóvel com poucas condições onde alegadamente alguém ganhava 3300€ por mês e onde 22 pessoas lutavam pela sobrevivência diária. Infelizmente nem todos sobreviveram. Isto tem um nome, exploração de pessoas vulneráveis.

Face do exposto, vem o Grupo Municipal do PAN propor que a Assembleia Municipal de Lisboa, na sua Sessão Ordinária de 7 de fevereiro de 2023, delibere:

1 – Manifestar o seu profundo pesar pelas vidas perdidas no incêndio que ocorreu na Rua do Terreirinho no passado dia 4 de fevereiro;

2 – Guardar um minuto de silêncio em memória das vítimas;

3 – Dar conhecimento deste voto à Presidência da República, ao Alto Comissariado para as Migrações, à Associação Renovar a Mouraria e às Embaixadas da Argentina, Paquistão, Bangladesh e índia e ao Consulado do Nepal.

Lisboa, 7 de fevereiro de 2023

O Grupo Municipal

do Pessoas – Animais – Natureza

António Morgado Valente

(DM PAN)