Covid-19PANSetúbal

Hospital de S. Bernardo | PAN quer parque de estacionamento gratuito para profissionais de saúde

Parque Estacionamento

O SUCH – Serviço de Utilização Comum dos Hospitais continua a cobrar estacionamento aos seus funcionários no parque hospitalar do S. Bernardo, em Setúbal, incluindo os profissionais de saúde que trabalham na unidade Covid-19. O PAN – Pessoas-Animais-Natureza inquiriu o Governo sobre esta situação, já depois da sua representação municipal em Setúbal ter também avançado com um requerimento ao executivo sadino, no qual pedia esclarecimentos sobre a matéria.

Tendo em conta a excecionalidade dos dias que vivemos, a deputada parlamentar Cristina Rodrigues acredita que “tudo o que possa agilizar o trabalho dos nossos profissionais de saúde, que tanto continuam a dar de si, deve ser absolutamente prioritário”, incluindo o acesso ao parque de estacionamento de forma gratuita.

Muitos dos funcionários desta unidade hospitalar não têm o cartão que lhes permite pagar o estacionamento pois esta medida, concretizada no final do ano passado, gerou muita controvérsia. Isso implica que tenham de estacionar nas imediações do hospital e zonas de habitação, nas quais se torna mais difícil encontrar atualmente lugares vagos pois muitos dos moradores encontram-se em casa.

Além das preocupações óbvias relacionadas com a natureza do seu trabalho, ainda se veem obrigados a efetuar deslocações que se tornariam desnecessárias caso o parque do S. Bernardo estivesse aberto durante esta fase”, argumenta a deputada.

O PAN procurou ainda saber se esta situação acontece nas outras unidades de saúde nacionais, cujos parques de estacionamento são igualmente geridos pelo SUCH, associação privada sem fins lucrativos, tutelada pelos Ministérios da Saúde e das Finanças.