AçoresLocalidadeParlamento AçorianoSaúde e Alimentação

PAN/Açores acompanha recomendação para distribuição gratuita de produtos menstruais 

O PAN/Açores acompanhou a iniciativa que foi hoje debatida e votada em sessão plenária, que recomenda ao Governo Regional que implemente a distribuição gratuita de produtos de higiene e saúde menstrual em todas as Unidades de Saúde e escolas da região, assim como, a grupos socialmente desfavorecidos e em estabelecimentos prisionais. 

O PAN/Açores, no âmbito da saúde tem manifestado uma atitude proactiva e diligente, sendo impulsionador de iniciativas que visam a melhoria da prestação e do acesso aos cuidados de saúde. 

O partido, por se rever com a problemática e reconhecendo que a pobreza menstrual afecta a saúde e o bem-estar de muitas açorianas, assumiu um posicionamento favorável à iniciativa apresentada. Entende que a então recomendação feita ao executivo açoriano, em certa medida, reproduz os desígnios anteriormente apresentados pelo PAN/Açores e que, por inércia do Governo, não foram, ainda, executados. 

O PAN/Açores tem sido pioneiro em iniciativas no âmbito de cuidados dirigidos à saúde da mulher, uma vez que, aquando da discussão e aprovação para o Plano e Orçamento de 2021, fez aprovar a distribuição gratuita de copos menstruais nos Centros de saúde da região, promovendo a gratuitidade no acesso a produtos e condições de higiene adequados, por forma a erradicar a pobreza menstrual na região. 

“A saúde da mulher é uma área sensível e que requer uma atenção especial, sendo a nossa obrigação trabalhar na abolição do estigma, a que a menstruação está associada, e que afecta tanto a saúde como os direitos das mulheres.”

Defendeu o Deputado Pedro Neves

O partido lembra que foi mais longe e submeteu novamente a votação, agora em Plano e Orçamento para 2023, a distribuição gratuita de cuecas menstruais pelo Serviço Regional de Saúde, como forma de combater a pobreza menstrual, mas, sobretudo, reduzir o impacto ambiental, pelo caracter reutilizável das cuecas menstruais. 

Temos realmente uma iniciativa que pretende ver esta questão sanada, contudo, segue a mesma linha que as propostas já apresentadas pelo PAN/Açores que se caracterizam por serem mais arrojadas, uma vez que, além de serem medidas de impacto económico, têm o ônus ambiental devido à durabilidade, pelo seu carácter reutilizável, e pelo seu menor impacto na saúde, por serem livres de químicos”

Pedro Neves