No passado dia 10 de Janeiro, o cabeça de lista pelo círculo eleitoral do Faial, Alexandre Dias, visitou as instalações do novo quartel da Associação Voluntária de Bombeiros da ilha, a fim de auscultar a classe acerca dos desafios actualmente enfrentados por estes profissionais.
No decorrer da reunião, foram manifestadas preocupações relativamente à carência de apoios financeiros por parte do Governo Regional, nomeadamente destinados à contratação e pagamento de despesas de combustível, bem como à manutenção das viaturas e a compra de equipamentos de protecção individual.
A crescente escassez de recursos humanos, dadas as condições precárias de trabalho a que estes profissionais estão sujeitos, assim como os salários pouco dignos, também foram tópicos desta reunião aos quais o PAN/Açores é sensível.
Para o cabeça-de-lista, a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Ilha do Faial é fundamental para a manutenção da segurança dos faialenses não só no seu quotidiano, como também na prevenção de situações de risco e perigo aquando da ocorrência de eventos climáticos extremos, fruto das alterações climáticas.
Assim, o PAN/Açores garante que tudo fará para que sejam atribuídas as devidas condições a estes profissionais, por forma a que exerçam as suas funções com plena dignidade e segurança.
Por isso, o partido reitera o compromisso assumido na legislatura passada com os bombeiros, comprometendo-se a tudo fazer para honrar as promessas feitas relativamente à implementação do subsídio de risco – uma medida do PAN/Açores aprovada no Parlamento, bem como a implementação do estatuto do bombeiro.
“É urgente que o Governo dê o devido valor aos profissionais que se sacrificam em prol do bem-estar da população, muitas vezes colocando a sua vida em risco. São eles que assumem a linha da frente nas catástrofes naturais que têm assolado a nossa Região e devem ser reconhecidos pelo seu trabalho”.
Alexandre Dias, candidato Faial