AmbienteAveiroPAN

PAN Questiona Câmara Municipal de Santa Maria Da Feira Sobre Abate de Sobreiros

A Concelhia do PAN em Santa Maria da Feira teve conhecimento através da aprovação em Assembleia Municipal de 3 de dezembro de 2020, da proposta para a concessão de declaração de interesse sócio económico de um terreno a pedido de um privado, para a construção de um hipermercado no Concelho de modo a, alegadamente, dar início ao processo de autorização e abate de sobreiros.

Nas questões remetidas ao Executivo Municipal, a Concelhia PAN pretende que seja esclarecido se os abates vão avançar e, em caso positivo, porque não se considerou um local alternativo para a construção da superfície comercial. O PAN pretende que seja igualmente esclarecido, qual o número de árvores a abater e quais as medidas compensatórias para todos estes abates.

O PAN opõe-se veemente ao abate dos Sobreiros, considerando que, o abate de mais de uma centena de sobreiros adultos com elevado valor ecológico, não pode continuar a ser a opção mais fácil. São exemplares de uma espécie protegida, as quais levaram cerca de 40 anos a tornar-se adultas, pelo que não existe forma de serem compensadas.

Assim, a Concelhia do PAN em Santa Maria da Feira, considera que a construção desta superfície comercial deve implicar um esforço nas decisões políticas, de forma a promover a coexistência de usos, permitindo dar resposta à construção da superfície comercial, sem prejuízo dos valores ambientais.