AnimaisLisboaPAN

Requerimento: Resgate urgente de gatos na Avenida Marechal Gomes da Costa

De acordo com uma denúncia que nos foi remetida, encontrar-se-à em perigo uma colónia de gatos sediada nas instalações da antiga Universidade Independente, sitas na Avenida Marechal Gomes da Costa. Este edifício encontra-se em obras há mais de um ano, intervenção que pode ferir a integridade física e até potenciar a morte destes animais e que não tem permitido a sua alimentação desde o pretérito dia 9 de julho.

De acordo com o que nos foi denunciado, ter-se-ão iniciado obras exteriores, as quais derrubaram o muro que permitia à cuidadora da colónia a disponibilização de comida em segurança na parte interior do edifício.

Encontrando-se agora o acesso vedado à cuidadora, os animais podem sucumbir à fome e à sede, havendo ainda elevado risco de soterramento, esmagamento, eletrocussão e/ou de atropelamento.

Antes do início das obras, a colónia contava com cerca de 15 gatos, a maioria esterilizados, mas após o começo da empreitada, e porque o contacto e a visualização somente era possível através do pequeno muro que se encontrava a limitar o exterior, o controlo dos animais deixou de poder ser feito, desconhecendo-se atualmente qual o seu real número.

É por isso urgente a recolha destes animais (alguns ainda em fase de amamentação, outros juvenis e outros ainda adultos), sendo essa tarefa mais fácil durante o período noturno, porquanto durante o dia o constante movimento das máquina se o ruído à obra associado, impelem os animais a esconderem-se.

A sua recolha é ainda mais relevante para que sejam esterilizados e encaminhados para adoção ou entregues a famílias de acolhimento temporário, porquanto o local onde normalmente se encontram constitui uma ameaça à sua integridade física e ao seu bem estar, para além de que caso não sejam esterilizados vão nascer certamente novas ninhadas.

Nestes termos, vem o Grupo Municipal do PAN, requerer a V.a Exa. que se digne, nos termos da alínea g) do Artigo 15.o do Regimento da Assembleia Municipal de Lisboa, solicitar à Câmara Municipal de Lisboa os seguintes esclarecimentos

1 –Tem a Casa dos Animais de Lisboa conhecimento da presente situação e da existência desta colónia?
2 – Vai a Casa dos Animais de Lisboa irá proceder ou procedeu já ao seu resgate? E se sim, quando?
3– Relativamente aos animais adultos que se encontrem na colónia e que sejam assilvestrados, se foi acautelada a recolocação da colónia, de forma a salvaguardar que as obras em curso não comprometem a integridade física dos animais ou o seu bem-estar?

Lisboa, 15 de setembro de 2020.

O Grupo Municipal
do Pessoas – Animais – Natureza

Miguel Santos – Inês de Sousa Real